Páginas

sábado, 30 de abril de 2011

Corrente Elétrica




Por Quê ?

Ao ligarmos a pilha nos terminais, uma corrente elétrica percorre toda a extensão do fio, chegando à bobina. Essa corrente também circula pela bobina, obedecendo a um sentido. Sabemos que quando uma corrente passa por um fio, que se encontra dentro de um campo magnético perpendicular à corrente, este fica sujeito à ação de uma força. Esta força gera um torque sobre a bobina que está apoiada a um eixo que pode girar livremente em torno de si mesmo. Este sistema respeita a chamada regra da mão direita, que funciona da seguinte maneira:

Posicione seus dedos polegar, indicador e médio (juntamente com o restante dos dedos), de forma que estes formem entre si ângulos de 90°. O dedo polegar representa a direção da corrente elétrica, o dedo indicador representa a direção da força, e o dedo médio (juntamente com o restante dos dedos) representa a direção do campo magnético que atua no sistema.



A seta vermelha (dedo polegar) indica corrente elétrica; a seta verde (dedo indicador) indica o campo magnético; e a seta azul (dedo médio) indica a força.


Aplicando a regra da mão direita ao nosso motor elétrico, uma vez que conhecemos o sentido da corrente que circula pela bobina, e o sentido do campo magnético no qual a bobina está inserida, podemos determinar o sentido das forças que atuam na bobina, e perceber assim o porque dela girar. Observe que formaram duas forças, atuando em sentido contrários, em pontos em lados opostos e simétricos da bobina, o que gera um torque, fazendo a bobina girar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.